quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tema: Umbanda -> Orixas - Oxalá


Oi amados, boa noite...
Quarta-feira dia de falar sobre Umbanda!
Hoje vou falar sobre o orixa Oxalá e sobre como ele é cultuado na Umbanda.
Espero que vocês gostem !

Oxalá, na Umbanda representa o Orixá da paz e principalmente da fé.

O símbolo do primeiro é uma idá (espada), o do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô. A cor de Oxalá é o branco.
O dia consagrado para ele é a sexta-feira.
Sua saudação é Èpa Bàbá!.
O Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano. Simboliza a paz é o pai maior nas nossas nações na Religião Africana. É calmo, sereno, pacificador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo.

Oxalá seja na Umbanda ou no Candomblé é o mesmo Orixá.
O que muda da Umbanda para o Candomblé em relação aos Orixás é a forma de manifestação (incorporação), trato, simbolos e assentamentos, vestimentas, imagens etc. Porém, a essência do

Orixá é a mesma. Em muitos lugares Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo, mas essa associação é sem fundamentos. Esse sincretismo é uma herança do aculturamento sofridos pelos negros ao longo do período colonial. Uma associação ora forçada pelos Jesuítas na imposição da fé Cristã, ora um símbolo de resistência onde da imagem do Santo Católico, se cultuava os Orixás africanos (por isso as datas dos festejos dos Orixás, coincidem com as dos Santos Católicos). A imposição e a própria resistência acabaram virando práticas populares. As imagens dos Santos Católicos se confundiram com as dos Orixás, não se sabendo onde começa um, e onde termina o outro.

Porém, dentro do terreiro, ao som dos atabaques, pode até ter a imagem dos Santos, mas quem incorpora são os Orixás. Podem cantar pontos onde se escuta o nome de São Jorge, por exemplo, mas quem monta no "cavalo" é Ogum. Hoje em dia muitos terreiros estão deixando as imagens Católicas e cultuando os Orixás baseados em seus elementos, tais como: águas de Oxum, Ferro de Ogum, Otá (pedra) de Xangô. Ou utilizando-se de assentamentos, onde ali é colocada uma parte da essência do médium e parte da essência do Orixá.

Oxalá é o trono positivo regente da FÉ. É um orixá masculino, de polaridade positiva e é universal, ou seja irradia a fé. Oxalá pertence ao grupo de Orixás Anciãos, que são orixás antigos e muito evoluídos,que geralmente direcionam as pessoas e que quando incorporam, o fazem com o rosto de cabeça cobertos por um pano. O orixá Oxalá maior (que é a emanação mais pura do Criador) dividi-se em sete Oxalás Planetários, que por sua vez dividem-se em 7 Oxalás intermediários, que se dividem em 7 Oxalás intermediadores.

O elemento representativo da linha da Fé é o Cristal ( Tanto para Oxalá quanto para Oiá-tempo, que é o orixá que polariza com Oxalá formando a dualidade na linha da fé). Oxalá aceita velas brancas, visto que seu próprio nome quer dizer " o Senhor do Branco", porém aceita também velas douradas e prateadas, podendo, enfim, aceitar qualquer outra cor, tudo depende do pedido a ser realizado

A linhagem de Oxalá é composta por caboclos, e geralmente é direcionada para curas e encaminhamentos. Alguns exemplos de caboclos de Oxalá são: os Pena-Branca; os Pedra-Branca; os Raio de Luar; os Raio de Luz, entre outros

O ano de 2012 será regido por Oxalá.

--

Mil e um beijinhos de pimenta :*

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tema: Culinária -> Petit Gateau


Oi amados boa noite.
Hoje quero postar aqui sobre uma sobremesa deliciosa, que eu levei tempo até consiguir atingir o ponto certo, maaais eu consigui depois de umas 10 tentativas rs!
Bom decidi falar sobre doce hoje, porque eu amo minha vida, e ela esta muito doce neste momento rsrs ! sz

Então espero que vocês curtam a receita, aah e se não der na primeira... não desisti não porque vale a pena tentar, acompanhado de uma bola de sorvete de creme é ainda mais delirante !


Ingredientes

- 250 g de chocolate meio amargo ralado
- 10 gemas passadas pela peneira
- 5 claras
- 150 g de açúcar peneirado
- 100 g de farinha de trigo peneirada
- 250 g de manteiga sem sal derretida
- 2 colheres (café) de bicarbonato de sódio (para manter o tom escuro do chocolate)

Para montar e untar
- 50 g de manteiga derretida para untar
- Chocolate em pó para polvilhar
- 1 pincel para untar as forminhas com a manteiga
- Forminhas de alumínio (5 cm de altura x 7 cm de diâmetro ou de 4 cm de altura x 5 cm de diâmetro)

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Em outra vasilha, misture as gemas, as claras, o açúcar, a farinha, a manteiga e o bicarbonato (para que fique a cor escura do chocolate).Misture até ficar uma massa mole e cremosa.

Junte o chocolate derretido a essa mistura.

Derreta a manteiga e unte as forminhas usando o pincel.Polvilhe com chocolate em pó. Despeje a massa nas forminhas, deixando-a 0,5 cm abaixo da borda.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.

No tamanho de 5 cm de altura x 7 cm de diâmetro, deixe de 10 a 12 min.

No tamanho de 4 cm de altura x 5 cm de diâmetro, deixe de 7 a 8 min.

Desenforme quente e sirva com uma bola de sorvete de creme.

Rendimento

- Forminhas de 5 cm de altura x 7 cm de diâmetro: de 9 a 10 unidades
- Forminhas de 4 cm de altura x 5 cm de diâmetro: 14 forminhas


---

Mil e um beijnhos de pimenta :*

Ah não esquecendo, depois me conta o que achou ook !

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tema: Livros -> Sorte ou Azar?


Oi amados, boa noite.
Sei que sexta não vim aqui como prometido escrever sobre poesias, mais meus motivos fora fortes vai !
Meu sobrinho está bem melhor se recuperando rapidamente, então já posso voltar a falar normalmente aqui !
Ah como havia prometido a vocês que quando eu fosse assistir "Amanhecer" eu postaria aqui algum comentario aqui esta:

-> Amanhecer: Realmente o filme ficou com uma qualidade maravilhosa, cheia de drama, romance e ação (juro, eu até chorei na cena do casamento) so não curte muito o fato de ter acabado do jeito que acabou, simples eu não curti que o filme foi dividido em duas partes !
Maais fora isso, eu indico muito a quem gosta ir assistir, o filme é maravilhoso, tudo de bom mesmo !

E voltando ao nosso proposito inicial, hoje vim aqui falar sobre um livro magnifico que eu já li umas 20 vezes (sem mentira)...

Espero que gostem !



Na tentativa de fugir das confusões de Iowa, sua cidade Natal, Jinx embarca na ilha de Manhattan e vive mil e uma peripécias.

Uma jovem estudante de cabelos ruivos com um jeitinho engraçado de agir e pensar. Qual o problema? A protagonista da nova história de Meg Cabot não gosta de seu apelido. Jean Honeychurch, de Sorte ou Azar?, acha seu nome sem graça, porém detesta com todas as forças o seu apelido Jinx, que quer dizer, azarada. "O negócio é que minha sorte sempre foi um horror. Olha só o meu nome: Jean. Não Jean Marie, nem Jeanine, Jeanette ou mesmo Jeanne. Só Jean. Sabe que na França os garotos são chamados de Jean? É João em francês", dispara Jinx no primeiro capítulo do livro de Meg Cabot.

Na tentativa de mudar a vida, ou seja, dar um fim ao azar e confusões que causa, a garota muda-se para a casa dos tios, em Nova York. "Meu quarto? Espiei pela porta. A julgar pelo pouco que tinha visto do resto da casa enquanto subíamos a escada, eu sabia que teria uma vida de luxo durante os próximos meses". Tudo estava lindo e perfeito, até que Jinx encontra a prima Torrance (ou Tory) que "era gorducha e loura, com sorriso maroto e um senso de humor igualmente travesso".

Agora, bastante moderna, a priminha tinha "um modo supersofisticado, chique-urbano. Tinha perdido a gordura infantil e agora seu corpo era magro como um caniço. O cabelo louro também havia sumido, trocado por um preto nanquim em um corte Chanel severo". Tory estava tão mudada que Jinx desconhece certas atitudes, como por exemplo, beber cerveja ou fumar cigarros "com algo a mais". "Esses eram os pensamentos que chacoalhavam na minha cabeça enquanto eu fiquei ali sentada. Acho que dava para dizer que eu estava sofrendo um tremendo choque cultural".

Em contrapartida, Jinx e suas trapalhadas conquistam a confiança e a amizade de Zach, um rapaz conhecido pela turminha de Tory. Nada demais! Até porque Zach nem faz idéia do que Jinx sente por ele. Em contrapartida, a prima urbana de Jinx está apaixonadíssima por Zach e toda a situação piora, e, numa discussão Tory despeja: "- Bem, isso veremos, não é? Veremos o tamanho da perda de tempo que você acha que é, quando Zach acabar ficando comigo, e não com Petra, e certamente não com você. Porque, sabe de uma coisa? Não importa o quanto vocês dois fiquem juntos, falando sobre a porcaria de Seventh Heaven ou sei lá o quê, ele vai ser meu. Eu quero. Sou eu que tenho o dom, Jinx. Você pode ter herdado o cabelo ruivo, mas eu tenho a magia. Agora sei disso. Branwen queria dizer que a neta de vovó, e não as netas, teria o dom. E a neta sou eu. Porque não tenho medo de usar o dom dela, como você".

Eis que tudo é confirmado: Jinx, a prima que tem um frescor campestre, é realmente muito azarada. Gostar justamente daquele que está no coração de Tory, modelo de beleza física (e não de conduta, é claro). Sorte ou Azar? tem um texto fraco, apesar de manter a escrita leve e engraçada de Meg Cabot. Outra questão negativa é a falta de originalidade ao trazer novamente uma protagonista adolescente (veja Mia, Samantha...) cheia de dúvidas, expectativas e surpresas. Ok. Talvez seja uma excelente forma de chegar diretamente no público jovem, porém a "receita de sucesso" de Mia Thermopolis (Coleção O Diário da Princesa) já enjoou. Que venha uma Meg Cabot inovadora nos próximos livros!

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Desculpas !

Oi meus amados, boa noite...
Eu sei que hoje é sexta-feira, dia de escrever uma bela poesia... Maaais porem eu não vou escrever poesia nenhuma, porque eu não estou com cabeça!
Ta eu vou explicar o porque eu não estou com cabeça.
O meu sobrinho "Hector" (4), o meu trovãozinho fez uma cirurgia no nariz hoje demanhã e não passou muito bem durante o dia!
Ele esta perdendo muito sangue, e eu estou mega preucupada !
Enfim sem ideais para escrever poesias, recompenso vocês amanhã.
Desculpem meus amados leitores !

Força meu trovão, tudo vai ficar bem! A titia te ama demais sz

Tema: SOS Beleza -> 7 Soluções infaliveis para turbinar os cilios


Oi amados, eu sei podem brigar comigo, já passou da Meia noite estou atrasada demais !
Mais tive um compromisso que não deu de adiar e vim consiguir postar so agora.
Espero que gostem das dicas porque eu amei.

Para você ficar poderosa como as famosas, confira 7 dicas infalíveis do top maquiador Sadi Consati, de O Boticário.

1- Coloque o aplicador em cima dos cílios superiores (o mais próximo possível da raiz) e gire para fora. Assim você penteia, curva e alonga os fios.

2- Em seguida passe as cerdas do aplicador de baixo para cima, da raiz em direção às pontas.

3- Passe o rímel nos cílios inferiores, da raiz para as pontas, dando tremidinhas com o aplicador na horizontal.

4- Para abrir o olhar: concentre a aplicação da máscara no centro dos olhos.

5- Para um efeito “boneca”: concentre a aplicação da máscara nos cantos externos, do meio para fora.

6- Para deixar o olhar mais dramático: aplique uma camada de máscara em cada olho e, depois, repita a operação mais uma ou duas vezes, intercalando.

7- Se os cílios ficarem muito grudados ou com bolinhas, utilize um pincel ou pente para separá-los, penteando de baixo para cima (raiz para as pontas).

--

Espero que vocês gostem e aproveitem bastante as dicas.

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tema: Umbanda -> Oxiras - Iemanja


Oi meus amados, boa noite
Hoje é dia de falar de umbanda, e decidi começar a falar sobre os orixas.
Na mitologia yoruba, orixás são divindades ou semideuses criados pelo Deus supremo Olorum. Os orixás são guardiões dos elementos da natureza e representam todos os seus domínios no aye (a realidade física em que os humanos estão inseridos segundo a tradição iorubá). Também existem orixás intermediários entre os homens e o panteão africano que não são considerados deuses, são considerados "ancestrais divinizados após à morte"

Vou começar falando sobre o Orixa Iemanja !
Espero que todos vocês gostem.

Rainha do Mar, é um dos orixás mais conhecidos do Brasil. Senhora das águas, não há filho que não faça sua reverência ao por seus pés no mar. Iemanjá é Nossa Senhora da Imaculada Conceição na Umbanda. Iemanjá é conhecida nos terreiros pelo seu canto longo (outros dizem que é uma espécie de choro), suas mãos fazem movimentos para frente e para cima como se fossem ondas do mar. Iemanjá não tem uma falange especifica, porém em sua linha há as sereias e princesas do mar, conhecida por Janaína. Sua imagem é representada por uma mulher de cabelos compridos e negros, com um vestido azul comprido de mangas largas sobre as águas e com flores a sua volta, de suas mãos saem gotas de águas que mais se parecem com moedas (a riqueza do mar), na cabeça uma coroa que pode ter uma estrela no centro.
Iemanjá é, por excelência, um arquétipo da maternidade - generosa, vasta e poderosa como as águas oceânicas que cobrem a maior parte da superfície da Terra.
No Brasil, adorada com igual fervor por fiéis de Umbanda e Candomblé, ela foi alçada à posição de principal figura materna no panteão patriarcal iorubá, aquela que, de cuja união com Oxalá, gerou todos os outros orixás, tendo inclusive, perfilhado Omulu e Oxumaré, adotados da tradição Gegê.
Seu reino espiritual é transbordante de perdão e amor incondicional, mesmos sentimentos que marcaram os sermões e curas milagrosas de Jesus nos primórdios da Era. Ela sempre tem ouvidos para escutar seus filhos que vem a Ela, ao qual sempre oferece seu colo para aconchego e consolo. Quando invocada, Iemanjá ajuda os fiéis levando embora seus sofrimentos emocionais para as ondas do mar sagrado.
Tal qual Maria, ela é bendita entre as mulheres por ter-se dedicado de corpo e alma à sagrada função da maternidade. Fechando seus olhos para as nossas faltas, ela roga (e chora) a Deus por todos e cada um de nós pelo nosso bem.

Cor: Azul ou Azul e Branco.

Guia: Contas de cristal azul ou contas de cristal azul e branca (maior predominância do azul).

Flores: Margaridas e rosas brancas e crisântemos brancos e azuis.

Local: Mar e Oceanos

Saudação: Odoyá Iemanjá! Adoceaba!

--

Quarta-feira que vem eu falo um pouquinho mais sobre um outro orixa...

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tema: Culinária -> Coxão Mole com mostarda

Oi amados, boa noite, hoje é terça-feira e como de custume dia de falar de Culinária, hoje decidi postar uma receita facil, rapido e deliciosa de se preparar!
Muitas de vocês não sabem mais uma das minhas grandes paixões é Culinária, amo estar na cozinha!
Espero que gostem da receita.


Ingredientes:

06 Filés de Coxão Mole
1/2 Xícara de Maionese
1 Colher de sopa de Mostarda
Sal e pimenta quanto baste
Azeite de Oliva

Modo de preparo:

Em uma frigideira com um pouco de azeite, frite a carne já temperada com sal e pimenta, mas não frite muito para que a mesma fique suculenta.

Para o molho:

Leve ao fogo a maionese juntamente com a mostarda misture bem até que fique quente. Sirva em cima da carne.

Dica:

Você pode dar uma puxada na carne com manteiga.
Esta receita fica uma delicia com um arroz branco com açafrão.

---

Espero que gostem...

Mil e um beijinhos de pimenta :*

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tema: Livros -> Um amor para recordar

Oi meus amados, hoje é Segunda-Feira, dia de "Livros"...
Bom aproveitando aqui pra dizer que meu find foi maravilhoso, e o de vocês?
Espero que gostem da postagem de hoje, como semana passada, é sobre um livro do sempre amado Nicholas Sparks.


Resumo em duas palavras: Nicholas Sparks. Para quem frequenta o blog há algum tempo sabe que eu sou totalmente louca pelo Nicholas e que, mesmo desidratando de tanto chorar, seus livros têm prioridade pra mim.

Com Um Amor Para Recordar não foi diferente. No livro, Nicholas mostra uma de suas facetas mais marcantes: a fé. Sim, diferente do filme a questão da fé é constante, deixando o romance como um pano de fundo. Mas nem por isso não é uma lindíssima (e muiiiiiito emocionante) história de amor.

Landon Carter é um jovem rico, razoavelmente popular e que, junto com seu grupo de amigos, não se priva de falar mal dos outros estudantes. Isso inclui qualquer pessoa fora de seu grupinho, até mesmo a doce e recatada Jamie Sullivan, filha do pastor local.

A vida de Landon está para mudar radicalmente quando, aos 17 anos, se envolve (ou é envolvido?) em uma peça de teatro da escola junto com Jamie. Agora ele não pode mais fugir da presença da “esquisita” e religiosa filha do pastor, mas seus amigos não precisam saber disso, certo?

As coisas dão outra reviravolta quando, desesperado e sem par, Landon convida Jamie para um baile… E, depois de aceitar, ela o faz prometer que não vai se apaixonar ["You have to promise that you won't fall in love with me"].

Doce, cativante, triste, emocionante, romântico… Poderia usar muitos adjetivos contraditórios para descrever o livro, mas fico com o resumo que usei lá em cima: Nicholas Sparks.

E uma das coisas que torna a narrativa mais interessante ainda é o fato de ser o próprio Landon quem nos conta a história, 40 anos depois de ter acontecido.

Acompanhar a evolução do relacionamento de Jamie e Landon, as sutis mudanças de comportamento e pensamento, as radicais mudanças de sentimentos etc é como ouvir uma história profunda contada por um amigo muito íntimo.

Landon não esconde seus pensamentos vergonhosos nunca. Ao contrário, os assume e – quando acha necessário – se censura por eles. Jamie não tem vergonha de mostrar suas crenças para os outros e faz isso todos os momentos de sua vida – seja ajudando um animal, trabalhando no orfanato ou dizendo algo carinhoso.

Mesmo com protagonistas tão marcantes, não posso deixar de citar o reverendo Sullivan, pai de Jamie. Um homem de poucas palavras (exceto quando na igreja) e emoções muito fortes. Apesar de superprotetor, é lindo ver o amor que sente por sua filha, especialmente através dos olhos de Landon.

O filme inspirado no livro é lindo (amo de paixão!) e, como já comentei, ele é conduzido pelo romance, deixando a questão da fé como algo ligeiramente mais sutil. Mas em ambos – livro e filme – as duas coisas estão muito presentes, deixando mais do que claro quem é o autor dessa obra.

Recomendo muito, muito, muito… Mas só para quem não tem vergonha de ficar com o rosto inchado de tanto chorar. Mas a história de amor, de vida, de Landon e Jamie vale cada lágrima.

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tema: Poesias -> Eu imaginava....


Oi amados, hoje como mania do blog, vou postar uma poesia, para que todos que curtem minhas poesias possam ler e usa-las nos momentos certos.

Sabe aquele olhar de carinho?
Foi pura imaginação...
Inventei uma viagem sem caminho,
Para fugir da solidão!

Foi sonho as carícias trocadas,
O profundo beijo que não ganhei
As juras de amor sussurradas,
Foi vontade que inventei.

Criei o vazio que me envolve,
Das horas que do teu lado não fiquei.
Quantas respostas sem perguntas,
Para o espaço eu retruquei...

Dormi noites acordada,
Rolando no vazio dos teus braços,
Imaginação, invenção... Tudo por nada
Onde deveria estar você, só consigo ver espaços...

---

Galerinha, um otimo fim de semana, espero que gostem da postagem...
Ah e hoje lançou no cinema "Amanhecer - 1 parte" estou mega louca pra ver, quando eu for lá assistir posto aqui algo sobre o filme.

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tema: SOS Beleza -> 4 Soluções para hidratação.

Oi amados, hoje é dia de falar sobre beleza, então nada melhor do que começar com dicas de como hidratar o cabelo neste verão.

Se o seu cabelo está muito ressecado, atenção: o calor e o sol vão estragar ainda mais os fios. Essa é a hora certa para resgatar a hidratação e o brilho do seu cabelo. Aproveite os dias de bobeira em casa para tratar a cabeleira.

Você escolhe o método: para as animadas, receitas caseiras. Para as que não se incomodam em gastar um pouquinho mais, soluções fáceis de encontrar em qualquer perfumaria.


1) Para hidratar – solução caseira

Você vai precisar de:

• 1 copo de 100 ml de iogurte natural
• 2 colheres de sopa de azeite
• 2 colheres de sopa de creme de cabelo (máscara hidratante ou condicionador)

Como fazer:

Antes do banho, misture os ingredientes em uma tigela e aplique em todo o comprimento e nas pontas, fazendo uma massagem. Coloque uma touca plástica e entre no banho. Espere 5 minutos no box com vapor de água quente para só então retirar a touca e lavar o cabelo normalmente. Faça isso uma vez por semana durante dois meses. Cuidado para não aplicar perto da raiz, ou ela vai ficar oleosa.

2) Para hidratar – solução de farmácia

Na hora de comprar um produto, procure no rótulo as seguintes vitaminas: A (que hidrata), a E (que neutraliza o efeito do cloro e do sal), e a B5 (que ajuda a recuperar a umidade). Antes de aplicar a máscara, lave o cabelo com um xampu antirresíduo, que abre a cutícula dos fios, favorecendo a ação dos agentes hidratantes. Deixe agir por uns minutos no vapor do chuveiro quente e, só então, enxágue.

3) Para dar brilho – solução caseira

Você vai precisar de:

• 1 copo de 200 ml de iogurte natural
• 1 colher de sopa de mel
• 2 colheres de sopa de leite
• 1/2 mamão
• 1 colher de sopa de condicionador

Como fazer:

Misture beeem todos os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta. Lave o cabelo e, em vez de passar o condicionador, aplique a mistura no comprimento dos fios. Enrole o cabelo numa toalha ou coloque uma touca plástica e deixe agir por 20 minutos. Lave os fios com xampu normalmente. Por último, dê uma ducha de água fria, para realçar o brilho.

4) Para dar brilho – solução de farmácia

Muita preguiça de fazer a mistureba aí de cima? Então simplifique: adicione a polpa de uma folha de babosa à sua máscara de hidratação preferida. Aplique a mistura no cabelo após o xampu. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. A babosa é um poderoso hidratante que fortalece a cutícula externa do cabelo. Guarde a dica para sempre!

E aí, qual você prefere? Faça o teste e depois conte resultado pra mim eihm...

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tema: Umbanda -> Historia.

Oi amados, boa noite a todos !
Então hoje é quarta, hoje é dia de escrever sobre Umbanda...
E nada mais certo do que eu começar colocando aqui um texto que fala da historia da Umbanda desde quando foi realmente fundada até os dias de hoje.
Espero que todos gostem do assunto, as quartas seguintes vou postar mais coisas sobre ela, e espero informar a todos um pouco mais sobre esta bela religião que muitos ainda tem um certo prencoceito e mantem uma certa distancia.
Enfim abaixo um texto retirado do wikipédia, com informações sobre a religião.


As raízes da umbanda são difusas. Segundo os umbandistas, ela foi criada em 1908 pelo Médium Zélio Fernandino de Moraes, sob a influência do Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Antes disso, já havia, de fato, o trabalho de guias (pretos-velhos, caboclos, crianças), assim como religiões ou simples manifestações religiosas espontâneas cujos rituais envolviam incorporações e o louvor aos orixás. Entretanto, foi através de Zélio que organizou-se uma religião com rituais e contornos bem definidos à qual deu-se o nome de umbanda.

Nesta época, não havia liberdade religiosa. Todas as religiões que apontavam semelhanças com rituais afros eram perseguidas, os terreiros destruídos e os praticantes presos.

Em 1945, José Alvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de umbanda fundadas inicialmente pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, obteve junto ao Congresso Nacional a legalização da prática da umbanda.

A partir dai, muitas tendas cujos rituais não seguiam o recomendado pelo fundador da religião, passaram a dizer-se umbandistas, de forma a fugir da perseguição policial. Foi aí que a religião começou a perder seus contornos bem definidos e a misturar-se com outros tipos de manifestações religiosas. De tal forma que hoje a umbanda genuína é praticada em pouquíssimas casas.

Hoje, existem diversas ramificações onde podemos encontrar influências que utilizam a palavra umbanda, como as indígenas (Umbanda de Caboclo), as africanas (Umbandomblé, Umbanda traçada) e diversas outras de cunho esotérico (Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática). Existe também a "Umbanda popular", onde encontraremos um pouco de cada coisa ou um cadinho de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associação de santos católicos aos orixás africanos) é muito comum

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Tema: Culinária -> Croque Monsieur


Oi amados boa noite, hoje o assunto é culinária.
Eu escolhi uma receita bem simples, gostosa e rapida de fazer, espero que todos vocês gostem!
Então vamos lá, abaixo segue a receita e uma foto desta delicia Francesa!


Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1 copo (tipo americano) de creme de leite fresco
  • 1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 fatias de brioche (ou pão de fôrma comum)
  • 150 g de queijo ralado tipo gruyere ou emmental
  • 2 fatias de presunto cozido

Modo de Preparo:

Misture os ovos e o creme de leite até formar um creme.

Adicione 1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto.

Com uma concha, espalhe o creme de leite fresco sobre as fatias de brioche (ou pão de forma comum) para que o miolo absorva o líquido.

Espalhe uma porção generosa de queijo ralado tipo gruyere ou emmental sobre 2 fatias.

Coloque 1 fatia de presunto, cobrindo toda a superfície do pão.

Feche o sanduíche e despeje o restante do creme, cobrindo tudo com mais uma porção de queijo ralado.

Leve ao forno pré-aquecido por 10 ou 15 min a 250ºC.

Retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo.

Obs:seu croque fica muito mais gostoso se for feito com brioche.

Para dar um toque diferenciado ao croque, você pode trocar o presunto cozido por presunto tipo parma.

Para acompanhar o croque, sirva uma salada de folhas verdes, regada com um bom vinagre, azeite e um pouco de sal e pimenta-do-reino.

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tema: Livros -> O Diário de uma paixão


Oi meus amados leitores, hoje vou começar a organizar o blog da maneira que eu havia dito na quinta passada!

Vou começar por um livro que eu simplesmente amo, e que foi o livro que me fez conhecer o autor Nicholas Sparks, o nome do livro é Diário de uma paixão.

A melhor parte dessa história é que ela nos é contada por um senhor bastante idoso. Na verdade, ele conta a história a partir da leitura de um diário para uma senhora que mora no mesmo asilo que ele. E esse é o grande diferencial desse livro que podia ser apenas mais uma história de amor, mas se tornou para mim uma das mais emocionantes.

É IMPOSSÍVEL não se emocionar e torcer para que, no final, tudo dê certo. Não só para Noah e Allie, como para aqueles dois idosos encantadores.

Abaixo a sinopse do livro:

Allison “Allie” Nelson e Noah Calhoun se conheceram no verão de 1946 em Nova Berna, na Carolina do Norte. Ela uma jovem de família rica, à frente do seu tempo e com dom para pintura. Ele, dois anos mais velho, relativamente pobre, trabalhador e apaixonado por poesia. Do encontro dessas duas pessoas tão diferentes surge uma das mais lindas histórias de amor que já ouvi falar.

Depois de serem apresentados por um amigo em comum, Noah e Allie passam todos os dias daquele verão inesquecível juntos. Passeios, leituras e novas descobertas davam o tom daquela paixão… Isso até a mãe de Allie a proibir de ver Noah e os Nelson voltarem para a vida normal, em Raleigh.

Arrasado com a partida de Allie, Noah escreve uma carta por mês nos dois anos seguintes. Cartas essas que nunca foram respondidas.

14 anos se passam sem que um tenha notícia do outro, até que um artigo de jornal muda o rumo dessa história. Allie, a três semanas de casar, decide voltar a Nova Berna para ver com seus próprios olhos o que Noah fez.

E é a partir desse reencontro que, em pouquíssimos dias, entendem que seu destino não é estarem separados… Pelo menos até duas visitas surpresas mexerem outra vez com a cabeça de Allie.

---

Espero que gostem...

Mil e um beijinhos de pimenta :*