Dia de falar de um livro que eu indique
e como estou na fase de Academia de vampiros
ai vai mais um !
Muito difícil escrever sobre o que, pra mim, foi o melhor livro da série até agora. Já resenhei O Beijo das Sombras e Aura Negra, ambos parte da Academia de Vampiros da autora Richelle Mead, no Brasil pela editora Agir, mas Tocada pelas Sombras é o mais difícil de traduzir em poucas palavras. As emoções estão afloradas e Richelle consegue fazer com que nós sintamos isso enquanto lemos. Uma qualidade e tanto! Assim como toda a série, o livro tem uma narração simplória e fácil, com uma protagonista que dá gosto na leitura. Rose é desafiadora, mandona, sarcástica, briguenta e não é nada frágil, como estamos acostumados. E isso é adorável porque não rola aquele martírio de “po, porque você não foi lá e fez assim e assim?”; Rose faz, sacaneia, erra, faz de novo, xinga, faz charminho sedutor e ainda quebra a cara de quem precisar. Strigoi que se cuidem.
Porém, esse é um livro um pouco mais sensível aos sentimentos, além de ter uma das melhores batalhas que eu já li em romances sobrenaturais. A parte psicológica da personagem é mais explorada, como a depressão, o julgamento, amor, ódio e atração física. É um livro cheio de tensão e, ao mesmo tempo, muito revelador. E bem escrito, sem deixar de mencionar.
Ok, então agora Rose está vendo fantasmas. Se não bastasse todo o trauma que sua última empreitada acarretou (ei, pra saber o trauma você precisa ler Aura Negra, não vou ficar falando spoilers não!), ver fantasmas não está no seu topo de coisas mais legais a se fazer, inclusive quando você entra em provação na escola. Os dampiros estão sendo testados em suas habilidades de guardiões, tendo que assegurar um aluno Moroi durante seis semanas. Inesperadamente, Rose precisa cuidar de Christian Ozera, o (super maneiro) namorado de sua melhor amiga, Lissa Dragomir, que é sarcástico, irônico, brigão e… bom, bem parecido com a própria Rose. Progeter Christian é legal, mas não é Lissa, embora Rose leve seu trabalho com maior profissionalismo do que jamais imaginou. Então aí que os fantasmas estragam tudo e sua lealdade como guardiã é questionada. Rose não pode contar a ninguém, mas começa uma caçada pelas respostas de perguntas em sua cabeça. Porque ela está ficando mais triste, mais nervosa, irritada e sombria?
Ao mesmo tempo o mundo dos Moroi e dampiros está mudando, quando membros do clã vampírico decidem que Moroi deveriam treinar suas habilidades mágicas para lutar ao lado dos guardiões contra Strigoi o que, claro, deixa a Rainha Tatiana um tanto nervosa e apta a trazer Lissa Dragomir cada vez mais pra perto – custe o que custar. E isso inclui Adrian, o delicinha.
O desenrolar da história culmina em uma batalha genial, com presenças inesperadas – e totalmente geniais -, respostas às perguntas, grandes descobertas e uma perda tão grande que seu próprio coração, leitor, vai afundar.
Pois é, camarada…
Com um final imprevisível e cheio de suspense, Tocada pelas Sombras vai deixar você desejando a continuação, Promessa de Sangue, mais do que Dimitri Belikov, o que não é pouca coisa. Entrar no mundo sombrio de Rose é uma bela distração com diversão garantida.
---
Mil e um beijinhos de pimenta :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário