quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tema: Umbanda -> Orixas - Oxum


Olá meus amados, hoje é quarta feira, dia de falar sobre Umbanda
e como amanhã é dia 08/12 dia de Nossa Senhora da Conceição, sincretizada na
Umbanda como Oxum eu decidi falar sobre ela.
Espero que goste !


Dona das águas. Na áfrica, mora no rio oxum. Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém-nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Jovem e bela mãe, mantém suas características de adolescente. Cheia de paixão, busca ardorosamente o prazer. Coquete e vaidosa, é a mais bela das divindades e a própria malícia da mulher-menina.

É sensual, exibicionista, consciente de sua rara beleza. Se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas e conseguir seus objetivos.

Osun é chamada de Yalodê, título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade, além disso, ela é a rainha de todos os rios e exerce seu poder sobre as águas doces, sem a qual a vida na terra seria impossível. Dança de preferência sob o ritmo de sua terra: Igexá. Sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora.

Sincretismo - N.S. da Conceição

Características: Bonita, elegante, doce, feiticeira, chantagista, falsa, posessiva. Mãe da riqueza, da magia e do amor. Confere proteção no parto e ao bebê.

Cor: amarelo-ouro.
Locais: rios ou nascentes.
Saudação: Ai iê ieu Mamãe Oxum
Simbolismo: Leque (Abebé) com Estrela, Espelho; um coração do qual nasce um rio.
Dia da semana: sábado.

---

Mil e um beijinhos de pimentinha :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário