segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tema: Livros -> Sorte ou Azar?


Oi amados, boa noite.
Sei que sexta não vim aqui como prometido escrever sobre poesias, mais meus motivos fora fortes vai !
Meu sobrinho está bem melhor se recuperando rapidamente, então já posso voltar a falar normalmente aqui !
Ah como havia prometido a vocês que quando eu fosse assistir "Amanhecer" eu postaria aqui algum comentario aqui esta:

-> Amanhecer: Realmente o filme ficou com uma qualidade maravilhosa, cheia de drama, romance e ação (juro, eu até chorei na cena do casamento) so não curte muito o fato de ter acabado do jeito que acabou, simples eu não curti que o filme foi dividido em duas partes !
Maais fora isso, eu indico muito a quem gosta ir assistir, o filme é maravilhoso, tudo de bom mesmo !

E voltando ao nosso proposito inicial, hoje vim aqui falar sobre um livro magnifico que eu já li umas 20 vezes (sem mentira)...

Espero que gostem !



Na tentativa de fugir das confusões de Iowa, sua cidade Natal, Jinx embarca na ilha de Manhattan e vive mil e uma peripécias.

Uma jovem estudante de cabelos ruivos com um jeitinho engraçado de agir e pensar. Qual o problema? A protagonista da nova história de Meg Cabot não gosta de seu apelido. Jean Honeychurch, de Sorte ou Azar?, acha seu nome sem graça, porém detesta com todas as forças o seu apelido Jinx, que quer dizer, azarada. "O negócio é que minha sorte sempre foi um horror. Olha só o meu nome: Jean. Não Jean Marie, nem Jeanine, Jeanette ou mesmo Jeanne. Só Jean. Sabe que na França os garotos são chamados de Jean? É João em francês", dispara Jinx no primeiro capítulo do livro de Meg Cabot.

Na tentativa de mudar a vida, ou seja, dar um fim ao azar e confusões que causa, a garota muda-se para a casa dos tios, em Nova York. "Meu quarto? Espiei pela porta. A julgar pelo pouco que tinha visto do resto da casa enquanto subíamos a escada, eu sabia que teria uma vida de luxo durante os próximos meses". Tudo estava lindo e perfeito, até que Jinx encontra a prima Torrance (ou Tory) que "era gorducha e loura, com sorriso maroto e um senso de humor igualmente travesso".

Agora, bastante moderna, a priminha tinha "um modo supersofisticado, chique-urbano. Tinha perdido a gordura infantil e agora seu corpo era magro como um caniço. O cabelo louro também havia sumido, trocado por um preto nanquim em um corte Chanel severo". Tory estava tão mudada que Jinx desconhece certas atitudes, como por exemplo, beber cerveja ou fumar cigarros "com algo a mais". "Esses eram os pensamentos que chacoalhavam na minha cabeça enquanto eu fiquei ali sentada. Acho que dava para dizer que eu estava sofrendo um tremendo choque cultural".

Em contrapartida, Jinx e suas trapalhadas conquistam a confiança e a amizade de Zach, um rapaz conhecido pela turminha de Tory. Nada demais! Até porque Zach nem faz idéia do que Jinx sente por ele. Em contrapartida, a prima urbana de Jinx está apaixonadíssima por Zach e toda a situação piora, e, numa discussão Tory despeja: "- Bem, isso veremos, não é? Veremos o tamanho da perda de tempo que você acha que é, quando Zach acabar ficando comigo, e não com Petra, e certamente não com você. Porque, sabe de uma coisa? Não importa o quanto vocês dois fiquem juntos, falando sobre a porcaria de Seventh Heaven ou sei lá o quê, ele vai ser meu. Eu quero. Sou eu que tenho o dom, Jinx. Você pode ter herdado o cabelo ruivo, mas eu tenho a magia. Agora sei disso. Branwen queria dizer que a neta de vovó, e não as netas, teria o dom. E a neta sou eu. Porque não tenho medo de usar o dom dela, como você".

Eis que tudo é confirmado: Jinx, a prima que tem um frescor campestre, é realmente muito azarada. Gostar justamente daquele que está no coração de Tory, modelo de beleza física (e não de conduta, é claro). Sorte ou Azar? tem um texto fraco, apesar de manter a escrita leve e engraçada de Meg Cabot. Outra questão negativa é a falta de originalidade ao trazer novamente uma protagonista adolescente (veja Mia, Samantha...) cheia de dúvidas, expectativas e surpresas. Ok. Talvez seja uma excelente forma de chegar diretamente no público jovem, porém a "receita de sucesso" de Mia Thermopolis (Coleção O Diário da Princesa) já enjoou. Que venha uma Meg Cabot inovadora nos próximos livros!

---

Mil e um beijinhos de pimenta :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário